Comentaristas

  • - Demi Getschko - [ Homenageado ]

    - Demi Getschko - [ Homenageado ]

    Engenheiro e professor. Doutor em Engenharia pela Poli-USP. Diretor Presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Conselheiro "notório saber" do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). Primeiro brasileiro a ser incluído no Hall da Fama da Internet.

  • - Fátima Nancy Andrighi - [ Homenageada ]

    - Fátima Nancy Andrighi - [ Homenageada ]

    Ministra Corregedora Nacional de Justiça. Ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Doutoranda em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires. Mestre em Mediação pelo Instituto Universitaire Kurt Bosch (Suíça). Professora universitária e das Escolas de Magistratura e Advocacia do Distrito Federal.

  • - Omar Kaminski - [ Gestor do OMCI ]

    - Omar Kaminski - [ Gestor do OMCI ]

    Advogado e professor. Especialista em Direito Comercial Internacional pela Faculdade de Direito de Curitiba (Unicuritiba). Diretor de Internet da Comissão de Assuntos Culturais e Propriedade Intelectual da OAB/PR. Membro do Comitê de Segurança e Direitos do CGI.br.

  • Adriana Cardoso de Moraes Cansian

    Adriana Cardoso de Moraes Cansian

    Advogada. Especialista em Direito Eletrônico pela Escola Paulista de Direito, licenciada em Letras e Mestre em Estudos Linguísticos pela UNESP. Membro da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP.

  • Alexandre Pacheco da Silva

    Alexandre Pacheco da Silva

    Professor e pesquisador da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP). Mestre em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP. Doutorando em Política Científica e Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

  • Anahi Paloma Franzin Llop

    Anahi Paloma Franzin Llop

    Advogada e Head of Legal da OLX. Graduada e pós-graduada em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Integrante da Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos OAB/SP.

  • Augusto Tavares Rosa Marcacini

    Augusto Tavares Rosa Marcacini

    Advogado e professor do mestrado em Direito da Sociedade da Informação da UniFMU. Mestre, Doutor e Livre-docente em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Presidente da Comissão de Informática Jurídica da OAB/SP em três triênios (2004-2012).

  • Bernardo Menicucci Grossi

    Bernardo Menicucci Grossi

    Advogado e professor da Universidade FUMEC e da Universidade Estácio de Sá. Mestre em Direito pela PUC Minas. Membro do Comitê Gestor do PJe do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

  • Bruno Ricardo Bioni

    Bruno Ricardo Bioni

    Advogado do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br). Mestre em Direito e pesquisador do Grupo de Políticas Públicas para o Acesso à Informação/GPoPAI da USP.

  • Caio  Miachon Tenório

    Caio Miachon Tenório

    Advogado e professor. Mestre em Direito pela Universidade Nove de Julho. Associado ao escritório Lee, Brock & Camargo Advogados Associados.

  • Camila de Araújo Guimarães

    Camila de Araújo Guimarães

    Advogada, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduanda em Direito e Tecnologia da Informação pela Escola Politécnica da USP.

  • Carlos Augusto Liguori Filho

    Carlos Augusto Liguori Filho

    Pesquisador e coordenador de projetos do Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP. Doutorando em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Mestre em Direito e Desenvolvimento pela FGV Direito SP.

  • Cássio Brant

    Cássio Brant

    Advogado e professor universitário. Doutor e mestre em Direito Privado pela PUC-MG, especialista em Direito da Empresa e da Economia pela FGV.

  • Chiara Spadaccini de Teffé

    Chiara Spadaccini de Teffé

    Advogada, pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio) e professora substituta de Direito Civil na UFRJ. Doutoranda e Mestre em Direito Civil pela UERJ.

  • Claudio  de Lucena Neto

    Claudio de Lucena Neto

    Advogado e professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Direito Internacional, Universidade Livre de Bruxelas. PhD Candidate na Católica Global School of Law, Universidade Católica Portuguesa.

  • Cláudio Colnago

    Cláudio Colnago

    Advogado e professor da Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Doutorando e Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV. Conselheiro Federal da OAB.

  • Dirceu Pereira de Santa Rosa

    Dirceu Pereira de Santa Rosa

    Advogado e professor. Mestre em Direito pela The George Washington University. Pós-graduado em Direito das Telecomunicações pelo IPEJUR. Membro do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros). 

  • Eduardo  Magrani

    Eduardo Magrani

    Advogado e professor. Pesquisador e líder de projetos no Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV-RJ. Doutorando e Mestre pela PUC-RJ. Membro das Comissões de Ensino Jurídico e Tecnologia da Informação da OAB-RJ.

  • Fabiano Menke

    Fabiano Menke

    Advogado e professor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Doutor em Direito pela Universidade de Kassel, Alemanha. Ex-Procurador-Chefe do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).

  • Fabricio da Mota Alves

    Fabricio da Mota Alves

    Advogado e professor. Pós-graduando em Segurança da Informação pelo Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação (IGTI). Consultor em Direito e Tecnologia da rádio Jovem Pan (SP).

  • Flávia Lefèvre

    Flávia Lefèvre

    Advogada e professora. Consultora jurídica da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil e do Conselho Consultivo da Anatel.

  • Francisco Brito Cruz

    Francisco Brito Cruz

    Advogado e professor. Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Fundador do Núcleo de Direito, Internet e Sociedade (NDIS-USP). Diretor do InternetLab.

  • Guilherme Damasio Goulart

    Guilherme Damasio Goulart

    Advogado e professor. Mestre em Direito pela UFRGS. Consultor em Segurança da Informação na empresa Brownpipe Consultoria e participante do podcast Segurança Legal.

  • Guilherme Berti de Campos Guidi

    Guilherme Berti de Campos Guidi

    Advogado. Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do 1º Grupo de Pesquisa sobre Privacidade no Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio).

  • Guilherme  Pereira Pinheiro

    Guilherme Pereira Pinheiro

    Consultor legislativo, advogado e professor do IDP. Doutor em Direito (UnB). Mestre em Direito (Columbia University e Uniceub). Pós-doutor em Direito (Universidade de Coimbra).

  • José Caldas Gois Jr.

    José Caldas Gois Jr.

    Advogado e professor da Universidade CEUMA. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Informática (IBDI).

  • Luca Belli

    Luca Belli

    Professor e pesquisador sênior do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas e pesquisador associado da Universidade Paris 2. Doutor em Direito Público pela Universidade Paris 2, Panthéon-Assas.

  • Lucas Borges de Carvalho

    Lucas Borges de Carvalho

    Procurador Federal, lotado na Procuradoria da Anatel. Doutor em Direito pela UnB. Mestre em direito pela UFSC. Atuou também nas Consultorias Jurídicas dos Ministérios da Cultura e das Comunicações.

  • Marcel Leonardi

    Marcel Leonardi

    Advogado e professor da FGV Direito SP. Doutor, mestre e bacharel em Direito pela USP (Universidade de São Paulo), com pós-doutorado pela Berkeley Law. Diretor de Políticas Públicas do Google no Brasil.

  • Marcelo Bechara de Souza Hobaika

    Marcelo Bechara de Souza Hobaika

    Advogado e professor. Especialista em Direito pela FGV-Rio. Diretor de Relações Institucionais do Grupo Globo. Ex-Vice Presidente do Conselho Diretor da Anatel e ex-Conselheiro do CGI.br.

  • Marcelo  Crespo

    Marcelo Crespo

    Advogado e professor no curso de pós-graduação em Direito Digital e Compliance no Damásio Educacional. Doutor e Mestre em Direito Penal pela USP. Membro da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP.

  • Marcelo  Frullani Lopes

    Marcelo Frullani Lopes

    Advogado. Graduado na Faculdade de Direito da USP, pós-graduando em Direito e Tecnologia da Informação pela Escola Politécnica da USP. Pesquisador do DIT/USP (Núcleo Direito, Incerteza e Tecnologia da USP.

  • Marcelo André Bulgueroni

    Marcelo André Bulgueroni

    Advogado e professor. Bacharel, Mestre e Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Membro certificado TEP – Trust and Estate Practicioner pela Society of Trust and Estate Practicioners de Londres.

  • Marcos  Wachowicz

    Marcos Wachowicz

    Advogado e professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Doutor em Direito pela UFPR. Mestre em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa (Portugal). Coordenador do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (GEDAI).

  • Mariana Cunha e Melo

    Mariana Cunha e Melo

    Advogada e professora do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Mestre em Direito pela Nova York University (NYU) e doutoranda em Direito no UniCEUB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Privacidade, no Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio).

  • Mauro Leonardo Cunha

    Mauro Leonardo Cunha

    Advogado e professor. Mestre em Ciência da Informação pela UFBA, sócio administrador da RelataSoft Informática Jurídica e Democracia Digital e membro da Comissão Avaliadora dos testes Computacionais do Sistema Eleitoral Brasileiro.

  • Paulo  Rená da Silva Santarém

    Paulo Rená da Silva Santarém

    Advogado e professor do UniCEUB. Mestre em Direito pela UnB (Universidade de Brasília). Diretor do Instituto Beta para Internet e Democracia (IBIDEM). Foi gestor do projeto de elaboração do Marco Civil.

  • Rafael Fernandes Maciel

    Rafael Fernandes Maciel

    Advogado e professor. MBA em Mídias Digitais pelo IPOG. Presidente do Instituto Goiano de Direito Digital – IGDD. Vice-presidente da Comissão de Direito Digital da OAB/GO.

  • Rafael Pellon

    Rafael Pellon

    Advogado, pós-graduado em Direito da Informação na Universidade Cândido Mendes. Diretor da ABDTIC - Associação Brasileira de Direito de Telecomunicações, Informática e Comunicação e responsável por sua Comissão de Internet e Mobile.

  • Ramon Alberto dos Santos

    Ramon Alberto dos Santos

    Advogado. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Associado ao escritório Pereira Neto | Macedo Advogados. 

  • Renato  Leite Monteiro

    Renato Leite Monteiro

    Advogado e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutorando em Engenharia da Computação pela USP. Mestre em Direito Constitucional pela UFC. LL.M. em Direito e Tecnologia pela New York University e pela National University of Singapore. 

  • Ricardo Maffeis

    Ricardo Maffeis

    Advogado e professor da Escola Paulista de Direito (EPD). Membro da Comissão de Estudos de Tecnologia e Informação do IASP e editor do blog direitonamidia.com.br.

  • Rodrigo  Cardoso Silva

    Rodrigo Cardoso Silva

    Professor. Bacharel em Ciências da Computação e Direito. Mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos (Unisantos). Doutorando pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

  • Rofis Elias Filho

    Rofis Elias Filho

    Advogado e Professor. Coordenador Executivo do curso de Especialização em Direito de Informática da ESASP. Pós-Graduado em Direito de Informática pela mesma Instituição, com extensão em Direito na Sociedade da Informação pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

  • Thiago Luís Sombra

    Thiago Luís Sombra

    Advogado e professor de Direito Civil da Universidade de Brasília (UnB). Doutorando pela UnB e Mestre pela PUC-SP. Pesquisador Visitante da London School of Economics. Ex-Procurador do Estado de São Paulo.

  • Veridiana Alimonti

    Veridiana Alimonti

    Advogada. Mestre em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo (USP). Integra a Coordenação Executiva do Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes). Foi representante titular do terceiro setor no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

  • Victor Hugo Pereira Gonçalves

    Victor Hugo Pereira Gonçalves

    Advogado e historiador. Mestre em Direitos Humanos e Doutorando pela USP (Universidade de São Paulo). Sócio da Rodrigues Gonçalves Advogados Associados.

  • Walter Aranha Capanema

    Walter Aranha Capanema

    Advogado e professor. Especialista em Direito pela EMERJ (Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro). Coordenador do Curso de Extensão em Direito Eletrônico da EMERJ.